Como lidar com ofensas II

Vingança – Uma escolha insensata

Muitas vezes, as pessoas querem se vingar para aliviar a dor emocional causada por uma ofensa.  Porque em vez de resolver o assunto, reações vingativas, na verdade, sempre têm afeito contrário? Muitas vezes a vingança gera outros atos de vingança, e o ciclo se repetevez após vez. Portanto, pode-se ver a veracidade do seguinte provérbio alemão: A vingança não fica muito tempo sem ser vingada.

Um ciclo de dor

Concentrar os pensamentos e as energias para punir alguém que nos magoou é destrutivo. "A raiva consome você. Remoer experiências dolorosas do passado, almaldiçoar no íntimo aqueles que o magoaram e pensar em maneiras de se vingar consome tempo e energia.". (Forgiveness – How to Make Your Life. "Perdão – Como Fazer as Pazes com Seu Passado e Seguir em Frente com Sua Vida").
De fato, como uma pessoa pode ser feliz ao mesmo tempo que abriga ódio e sentimentos destrutivos?
Veja o que tem acontecido em várias partes do mundo onde há constantes conflitos étnicos e religiosos. Muitas vezes, uma matança leva a outra, o que só reforça o interminável ciclo de ódio e morte. Por exemplo, após uma bomba ter matado 18 jovens num ataque terrorista, uma mulher em desespero gritou: "Nós deveíamos fazer o mesmo a eles mil vezes mais!". Agindo assim, a brutalidade só aumenta, e cada vez mais pessoas ficam envolvidas nos conflitos.

Esse post foi publicado em Informação!. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário